- ASPECTOS FÍSICOS URUGUAIOS

on segunda-feira, 31 de maio de 2010

- CLIMA: O clima do Uruguai é temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas são bastante incomuns. O terreno plano fica de certo modo vulnerável a rápidas mudanças nas frentes meteorológicas e também ao pampero, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as planícies das pampas na Argentina. A temperatura média anual varia dos 16°C em Montevidéu aos 19°C em Salto e Artigas, e a precipitação média anual varia dos 1.000 mm no sul do país aos 1.300 mm ao norte.





- RELEVO: O Uruguai é uma grande planície com algumas colinas onduladas. A altitude média está situada em torno dos cem metros, oscilando as máximas alturas entre os 299 metros da Cuchilla Grande e os 420 m da Cuchilla de Haedo.
Existem também pequenas serras cuja altitude não supera os 700 m. Uma característica geral do território são as sucessivas depressões e as suaves ondulações, acompanhadas pela hidrografia do rio Uruguai.
Hidrografia, costas
O litoral do rio Plata é caracterizado por declives, enquanto o litoral atlântico está formado por numerosos cordões de dunas arenosas que separam as lagoas interiores do mar. A costa tem uma extensão de 565 km.




- VEGETAÇÃO: Originalmente a região apresentava, em termos de vegetação, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos, e na direção sudoeste, a Mata do Alto Uruguai (Mata Atlântica). Atualmente a região encontra-se intensamente desmatada e apenas áreas restritas conservam a vegetação original. As principais alterações são conseqüência da expansão agrícola, notadamente das lavouras de arroz irrigado na região da Campanha, soja e trigo no Planalto. Nas áreas de minifúndio, localizados juntos aos vales, se desenvolveram intensamente a suinocultura e avicultura.
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas (coxilhas), com uma planície costeira fértil. A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criação de bovinos e ovinos.

- ASPECTOS FÍSICOS AUSTRALIANOS

- Relevo: A paisagem da Austrália é bem característica, com muitos desertos de pedra e de areia, planaltos ao oeste, várias planícies flanqueando os estreitos declives litorâneos.
As regiões litorâneas exibem praias amplas e exuberante vegetação sustentada por uma grande variedade de formas de relevo que variam:
Das altas e graciosas falhas vulcânicas erodidas das Montanhas GlassHouse ao norte de Brisbane, aos penhascos escarpados das montanhas Azuis a oeste de Sydney, até as planíces achatadas da costa oeste de Adelaide. Os rios Murray e Darling, o maior sistema fluvial da Austrália, formam a Bacia Murray-Darling que cobre mais de um milhão de quilômetros quadrados ou 14% da área do continente.


- Clima: A maior parte do país, cerca de 70%, é árida ou semi-árida, e uma grande parte do centro é inadequada ao povoamento. Onze principais desertos constituem cerca de 20% de terra firme. Mais de um terço do continente é potencialmente desértico devido à baixa precipitação.
A média nacional de precipitação anual de 465mm varia enormemente ano após ano, e é distribuída de forma irregular por todo continente.
A região mais seca é a da bacia de drenagem do Lago Eyre, que acusa um a média de menos de 125mm anuais, As regiões mais úmidas estão na parte tropical nordeste.

- Vegetação: Sua vegetação varia de uma densa região de arbustos e de bosques de eucalipto na costa, até uma vegetação espinhosa de mulga e mallee, além dos arbustos das planícies do interior. Existem três zonas características: a zona tropical, com clima de monções e altas temperaturas, com predominância de árvores caducifólias; a zona temperada se caracteriza por possuir árvores esclerófilas temperadas de savana, florestas pluviais temperadas e vegetação alpina nas zonas montanhosas de pináceas; e na zona desértica, pastagens semi-áridas e esclerófilas, além de vastas áreas carentes de vegetação. Acredita-se que a Austrália tenha até 300 mil espécies de animais, das quais apenas 100 mil foram classificadas.

Mapa Político da Austrália - Localização

on quinta-feira, 27 de maio de 2010

MAPA POLÍTICO DA AUSTRÁLIA

É um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo("continente australiano"), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo oceano Índico, a sul e a oeste, pelo mar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.

Mapa Político do Uruguai - Localização

MAPA POLÍTICO DO URUGUAI



É um país localizado na parte sudeste da América do Sul. É a casa de cerca de 3,3 milhões de pessoas, dos quais 1,8 milhões vivem na capital, Montevidéu e sua área metropolitana. De acordo com uma estimativa, entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente de Europeus e/ou mista. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.