- ASPECTOS FÍSICOS URUGUAIOS

on segunda-feira, 31 de maio de 2010

- CLIMA: O clima do Uruguai é temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas são bastante incomuns. O terreno plano fica de certo modo vulnerável a rápidas mudanças nas frentes meteorológicas e também ao pampero, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as planícies das pampas na Argentina. A temperatura média anual varia dos 16°C em Montevidéu aos 19°C em Salto e Artigas, e a precipitação média anual varia dos 1.000 mm no sul do país aos 1.300 mm ao norte.





- RELEVO: O Uruguai é uma grande planície com algumas colinas onduladas. A altitude média está situada em torno dos cem metros, oscilando as máximas alturas entre os 299 metros da Cuchilla Grande e os 420 m da Cuchilla de Haedo.
Existem também pequenas serras cuja altitude não supera os 700 m. Uma característica geral do território são as sucessivas depressões e as suaves ondulações, acompanhadas pela hidrografia do rio Uruguai.
Hidrografia, costas
O litoral do rio Plata é caracterizado por declives, enquanto o litoral atlântico está formado por numerosos cordões de dunas arenosas que separam as lagoas interiores do mar. A costa tem uma extensão de 565 km.




- VEGETAÇÃO: Originalmente a região apresentava, em termos de vegetação, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos, e na direção sudoeste, a Mata do Alto Uruguai (Mata Atlântica). Atualmente a região encontra-se intensamente desmatada e apenas áreas restritas conservam a vegetação original. As principais alterações são conseqüência da expansão agrícola, notadamente das lavouras de arroz irrigado na região da Campanha, soja e trigo no Planalto. Nas áreas de minifúndio, localizados juntos aos vales, se desenvolveram intensamente a suinocultura e avicultura.
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas (coxilhas), com uma planície costeira fértil. A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criação de bovinos e ovinos.

0 comentários:

Postar um comentário